Assinatura para retomada das obras da UFN3 é oficializada com a presença do presidente Lula
Com cerca de 81% das obras concluídas e mais de R$ 3 bilhões já investidos , a fábrica receberá investimentos (aporte) superiores a R$ 5 bilhões
TRÊS LAGOAS
6/25/20262 min read


Na manhã desta quinta-feira (25/6) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Três Lagoas para marcar um momento de expectativa: assinatura de reinício das obras da UFN-3, fábrica de fertilizantes que estava com obra parada há mais de 10 anos.
Diversas autoridades participaram do evento. Entre os principais nomes estavam Alexndre Silveira (Ministro de Minas e Energia), Tomé Franco (Ministro de Portos e Aeroportos) , Miriam Belchior (ministra-chefe da Casa Civi), Magda Chambriard (presidente da Petrobras), Soraya Thronick (senadora) ,Simone Tebet (ex-prefeita de Três Lagoas e ex-ministra de Planejamento), José Carlo Barbosa (vice-governador de MS), Vander Loubet (deputado federal), Camila Jara (deputada federal) Cassiano Maia (Prefeito de Três Lagoas), vereadores e membros da cúpula e trabalhadores da Petrobrás.
Com cerca de 81% das obras concluídas e mais de R$ 3 bilhões já investidos, a fábrica receberá investimentos (aporte) superiores a R$ 5 bilhões, com expectativa de gerar 8 mil empregos na fase da construção e iniciar a operação da unidade em 2029. Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é produzir 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia por dia, suprindo até 15% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados. A retomada das obras é estratégica para reduzir a dependência brasileira do mercado internacional, fortalecendo o agronegócio, o que impacta diretamente no barateamento da produção de alimentos.
Em seu discurso, o presidente Lula citou a importância da retomada de grandes projetos industriais e disse que assim que tomou posse, em 2023 sonhava em ‘completar’ a obra da UFN3, em Três Lagoas. “Não é só pela geração de emprego, é pela garantia que o povo brasileiro terá mais uma certeza de futuro’. O presidente ainda disse que não se conformava com uma fábrica desta magnitude ainda não estar em funcionamento e como consequência disto o Brasil pagando alto preço de fertilizando para exterior e alimentos mais caros.
A ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, lembrou, em seu discurso, a transformação vivida pelo município, ao longos dos últimos anos, com a chegada de grandes empreendimentos industriais e destacou a UFN3 como um grande divisor de águas para Três Lagoas, transformando uma cidade ‘provinciana’ em um dos maiores polos industriais do Brasil.
O prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, destacou a importância de esforços para a chegada deste momento. “Esta conquista é fruto de muitas mãos, de governos e de partidos diferentes. A obra que parou, finalmente voltou a andar e isso representa crescimento econômico para a nossa cidade e, principalmente, geração de empregos”.
FONTE: Redação / FOTO: Cadu Xavier e Ruan Canavarro






